O futuro do GPS está nos telemóveis, diz a NDrive, empresa portuguesa que acaba de lançar o software de sistemas de navegação aplicável a mais de cem telemóveis, e para as plataformas do iPhone, Symbian e Android (o software do Google). «O mercado do GPS tradicional não está a ser afectado pelo dos GPS nos telemóveis. O que acontece é que este último mercado está em forte expansão», disse à Agência Financeira o presidente executivo da NDrive Navigation Systems, João Neto.A empresa acredita que nos próximos três anos haverá 500 milhões de telemóveis com GPS integrado e é para esse grande potencial de mercado que está a trabalhar. A mudança de estratégia abandona a componente hardware. A V9, aplicação que permite pesquisar um destino em função do seu nome e não da sua morada, é o primeiro sinal da nova abordagem da empresa ao mercado. Neste momento, a aplicação de sistema de navegação está em 20 modelos da Nokia e espera chegar aos cem no final do ano.
A V9 da NDrive, que já está em fase de pré-lançamento em parceria com a TMN, e que em breve será disponibilizada aos 300 mil utilizadores portugueses da NDrive, vai permitir a navegação contínua, sem interrupções devido a uma interface que permite fazer operações e pesquisas, sem que a navegação seja interrompida.
O novo software V9 da NDrive terá em consideração as condições de trânsito, para melhorar os trajectos com base nos problemas que se vão registando nas principais estradas de acesso. Além disso, garante o ajuste permanente na definição de rotas. O V9 estará disponível para download a partir do próximo dia 23 de Maio.
MRA Alliance/Agência Financeira