Moody’s corta ‘rating’ da Grécia para níveis de incumprimento

A Moody’s baixou de B1 para ‘Caa1’ o ‘rating’ da Grécia. Com esta avaliação, a agência assume que o país vai entrar em incumprimento. A Agência mantém o ‘rating’ sob avaliação negativa.

No início de Maio, a Moody’s manifestou-se preocupada com a possível reestruturação da dívida da Grécia e admitiu fazer cortes em vários níveis ao ‘rating’ do país helénico.

Hoje, a agência de notação concretizou a ameaça. Segundo a Moody’s, Atenas não deverá conseguir superar a crise “sem uma reestruturação da dívida, tendo em conta os desafios cada vez maiores que o governo grego enfrenta, as perspectivas de crescimento altamente incertas e um histórico de maus resultados em relação aos objectivos de consolidação orçamental”.

Por outro lado, a agência sublinha que, no futuro, “o FMI, o BCE e a UE vão exigir a participação dos credores privados numa reestruturação da dívida como condição prévia para prestar apoio financeiro”.

Posto isto, os analistas da Moody’s acreditam que a “Grécia está a ficar sem opções e que os elevados riscos de execução inerentes a qualquer novo programa [de ajuda] aumentam a probabilidade de ‘default'”.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply