Moody’s coloca rating dos EUA sob vigilância negativa

A agência de notação colocou o rating de ‘AAA’ dos Estados Unidos sob revisão para possível downgrade, pela primeira vez desde 1995. Os Estados Unidos têm “triplo A” desde 1917.

A Moody’s justifica a decisão com a falta de consenso político em relação ao aumento do limite do endividamento dos Estados Unidos, actualmente em 14,3 biliões de dólares, que pode levar  o país a uma situação de default.

Os ratings “triplo A” das instituições financeiras directamente ligadas ao governo norte-americano, incluindo a Fannie Mae e a Freddie Mac, também foram colocados em vigilância negativa.

A Standard & Poor’s colocara o ‘rating’ dos EUA sob vigilância negativa a 18 de Abril, alertando que o país perderia a nota máxima a menos que os responsáveis políticos acordassem um plano para reduzir o défice e a dívida nacional até 2013.

O porta-voz da Câmara baixa do Congresso, John Boehner, disse hoje que não há garantias de que o limite do endividamento dos Estados Unidos seja aumentado se não houver um acordo até 2 de Agosto. “É arriscado”, disse, citado pela Associated Press.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply