Mercosul e UE renegociarão em Abril o acordo de associação

O Mercosul e a União Europeia (UE) retomarão em Abril as negociações iniciadas em 1999 para um acordo de associação política e comercial, disse hoje o chefe da delegação da Comissão Européia (CE) na Argentina, Gustavo Martín Prada. Os negociadores técnicos dos 27 países da UE e o bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a Venezuela em processo de adesão, terão reuniões em Bruxelas e Buenos Aires. Caso se verifiquem progressos, os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE e Mercosul reúnem-se em Maio, eventualmente com a presença dos presidentes dos respectivos países.

O acordo de associação abrange um capítulo político, outro de cooperação e um de âmbito económico-comercial. Neste último, as negociações entre UE e Mercosul estavam estagnadas desde o fim de 2006 pelas divergências principalmente nos capítulos do comércio de bens industriais – onde os europeus querem mais aberturas para a exportação – e de bens agrícolas que os sul-americanos entendem ser prejudicados pela imposição de barreiras técnicas, aduaneiras e alfandegárias.

Prada disse hoje que o “vínculo” entre Doha e a negociação UE-Mercosul “continua de pé”, só que agora há uma visão “positiva” sobre um avanço substancial na reunião ministerial no âmbito da OMC, programada para breve.
Os resultados dessa maratona negocial indicarão a europeus e sul-americanos, em meados de Maio, as regras adoptadas no âmbito da «Ronda de Doha» para o comércio de bens industriais e agrícolas numa perspectiva de “longo prazo”. (MRA/Agências)

Leave a Reply