Maioria de europeus e portugueses demoniza euro

A maioria dos europeus vê o Euro de forma negativa, mas aprova a integração europeia. Um estudo internacional de opinião publicado hoje revela que apenas 38 por cento dos inquiridos em onze países da União Europeia consideram que o Euro trouxe algo de bom à economia. Já a União Europeia é vista positivamente: 63 por cento dos europeus dizem que a integração na União ajudou as economias dos respectivos países.

Cinquenta e cinco por cento dos europeus acham que a adesão à moeda europeia foi uma coisa “má” com as percentagens a subirem para 60 por cento no caso da França e 53 por cento no da Alemanha, apesar de estes países terem sido os “pais” do Euro. Em Portugal, 52 por cento dos inquiridos são da mesma opinião.

Os que estão de fora da moeda única não encaram o Euro com melhores olhos. Oitenta e três por cento dos britânicos, acreditam que o euro seria mau para a sua economia. O mesmo pensam 53 por cento dos polacos e 42 por cento dos búlgaros.

Já no que respeita à União Europeia as opiniões são opostas. Mais de metade dos europeus sondados (57 por cento) considerou que as dificuldades económicas que a Europa atravessa deviam conduzir a um compromisso para construir uma União “mais forte”.

Entre os portugueses sobe para 70 por cento a percentagem dos que querem mais Europa no combate à crise. Um número que apenas é ultrapassado pelos italianos com 76 por cento.

A excepção a este panorama continua a ser o Reino Unido onde a maioria defende que, na actual conjuntura, “cada Estado-membro deve cuidar de si próprio”.

MRA Alliance/RTP

Leave a Reply