Lula e Sarkozy querem “mudança na governança mundial”

Os presidente da França e do Brasil, Nicolas Sarkozy e Lula da Silva, pediram hoje, em Paris, uma “mudança na governança mundial”, após um encontro preparatório da cimeira do G8, que integra os sete países mais ricos do mundo e a Rússia, com início amanhã em Átila, na Itália. 

“Depois da crise, nada poderá ser como dantes”, por isso “pedimos uma mudança da governança mundial [e] no crescimento global para que a questão climática seja uma prioridade”, disse Sarkozy, no Palácio do Eliseu, durante a conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo brasileiro.

O chefe de Estado francês disse que vê a crise econômica global como “uma oportunidade” para a mudança mundial. Lula apelou para que “o sistema financeiro seja definitivamente vigiado, que os paraísos fiscais não existam mais e que a economia seja aberta e dinâmica”. “Se a ONU tivesse uma representação legítima de nossa geografia, muitas coisas poderiam ser resolvidas com mais rapidez”, acrescentou Lula.

Os chefes de Estado francês e brasileiro discutiram, entre outros temas, a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), o combate aos paraísos fiscais bem como a execução das medidas anticrise aprovadas na cimeira de Abril, realizada em Londres. 

A reunião do G8 contará com a presença de convidados de 12 países e organizações internacionais, incluindo as cinco maiores economias emergentes -Brasil, China, Índia, África do Sul e México.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply