O banco norte-americano Goldman Sachs fechou o primeiro trimestre do ano com um lucro de 2,74 mil milhões de dólares. O resultado positivo de 2,74 mil milhões de dólares, ou 1,56 dólares por acção, conquistado até Março, representa uma descida de 21% face ao mesmo período de 2010.
Os resultados trimestrais do banco liderado por Lloyd Blankfein ficaram acima das previsões dos analistas consultados pela Bloomberg, que antecipavam, em média, um lucro por acção de 0,81 dólares.
As contas agora publicadas mostram ainda que as receitas atingiram 11,89 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, menos 6,9% em relação aos 12,77 mil milhões de dólares registados há um ano.
A penalizar os resultados do quinto maior banco dos Estados Unidos em termos de activos esteve a recompra de 5 mil milhões de dólares em acções preferenciais à Berkshire Hathaway. Só em juros, o banco pagou 500 milhões de dólares. Recorde-se que no pico da crise financeira, em 2008, a empresa de Warren Buffett comprou 50 mil acções do Goldman para ajudar a instituição.
MRA Alliance/DE