Lançamento de satélite de fabrico iraniano assusta Ocidente

O Irão colocou em órbita o seu primeiro satélite Ormid, por intermédio do foguetão Safir-2, anunciou hoje a agência noticiosa iraniana Fars. «É o primeiro satélite na história da nossa nação a ser lançado”, referiu a Fars.  

Segundo a agência oficial Irna o lançamento ocorreu durante a noite de segunda-feira. Recorde-se que, no final de Novembro, o Irão anunciou ter lançado com êxito o foguetão espacial Kavoshgar-2 e recuperado a sonda que transportava.

O satélite destina-se a investigação e comunicações, segundo as agências, mas a tecnologia que tornou possível colocá-lo em órbita através de um míssil de longo alcance, poderá também ser usada para arsenal militar.

A Irna anunciou que a primeira operação do satélite serviu para difundir uma mensagem do presidente Mahmoud Ahmadinejad: “Querido povo iraniano, os vossos filhos enviaram o seu primeiro satélite indígena que foi colocado na órbita da terra, em nome de Deus e do 12º imã” do xiismo. (…) A presença oficial da República Islâmica no espaço foi gravada na história para reforçar a fé em Deus, a Justiça e a Paz”.

O correspondente da BBC em Teerão comentou que, no Ocidente, o lançamento será interpretado como uma ameaça de que o Irão é capaz de lançar um míssil de longo alcance, possivelmente com uma ogiva nuclear.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply