KGB da Bielorússia prende advogado especialista na defesa de crimes económicos

Emanuel Zeltser Emanuel Zeltser, advogado russo naturalizado americano, especialista em crimes de lavagem de dinheiro na antiga União Soviética, foi preso no dia 12 de Março, pela polícia secreta da Bielorússia, em Minsk, sob a acusação de ter na sua posse documentos falsificados. A KGB local confirmou a detenção sem dar pormenores limitando-se a informar que, caso seja condenado, Zeltser poderá ter que cumprir uma pena de três anos de prisão.

Com 54 anos, o advogado russo-americano é um especialista em crime organizado e lavagem de dinheiro. A sua lista de clientes inclui nomes sonantes da era Yeltsin: Pavel Borodin, funcionário do Kremlin condenado por um tribunal suíço por lavagem de dinheiro e Badri Patarkatsishvili, o falecido multimilionário georgiano que declarou guerra ao actual governo da Geórgia.

O jornal Kommersant, citou ontem Joseph Kay, um parente afastado de Patarkatsishvili, cliente de Zeltser, alegadamente detentor de uma procuração do falecido conferindo-lhe poderes para distribuir a herança pela família, que envolveu no caso o conhecido Boris Berezovsky, arqui-inimigo de Putin. Segundo Kay o advogado deslocou-se a Minsk por sugestão, e no avião privado, do auto-exilado bilionário Berezovsky. Acompanhava-o Anatoly Motkin, o israelita que geriu a campanha presidencial de Patarkatsishvili. A visita tinha como objectivo impedir o presidente bielorusso Alexander Lukashenko de vender as empresas petrolíferas propriedade de Patarkatsishvili. A viúva, Inna Gudavadze, acusou Kay de ter falsificado o testamento do marido.

Fonte: The Moscow Times

Leave a Reply