Japão compra 22 por cento da dívida emitida para resgate a Portugal

O Japão comprou 22 por cento dos cinco mil milhões de euros de dívida que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) emitiu hoje para pagar a primeira parte da sua contribuição no pacote de assistência financeira a Portugal. O Ministério japonês das Finanças comprou 1,1 mil milhões de euros, numa emissão em que procura superou a oferta em cerca de oito mil milhões de euros e que contou com maior apetite por parte de investidores asiáticos, de acordo com uma nota publicada no site do FEEF.

A operação de hoje, que o FEEF pagará com uma taxa de juro de 3,5 por cento, com uma maturidade de dez anos, foi realizada no âmbito da fatia destinada pela União Europeia ao resgate financeiro a Portugal. Do total de 78 mil milhões de euros que o país vai receber das instâncias internacionais durante três anos, 52 mil milhões são accionados do lado europeu: 26 mil milhões do FEEF e outra parte igual através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

Da parte do FEEF, a primeira tranche vai ser recebida na próxima semana. O FMI e o MEEF já accionaram a sua primeira tranche.

MRA Alliance/Público

Leave a Reply