A Itália colocou hoje no mercado 5 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro (OT) entre 5 e 15 anos. O valor máximo levado a concurso destas operações atingia os 8,57 mil milhões de euros. Assim, o montante colocado no mercado ficou 42% abaixo do desejado.
De acordo com dados avançados pelo Tesouro italiano, o leilão obrigacionista a 5 anos resultou na emissão de 1,25 mil milhões de euros ao preço de 4,93%, o valor mais elevado desde 2008. A procura desta operação superou em 1,93 vezes a oferta.
Os leilões foram realizados sobre rumores de mercado que apontavam para o facto de o Banco Central Europeu ter que intervir nos leilões para absorver parte do montante e evitar uma maior subida da ‘yield’ das obrigações.
Actualmente a ‘yield’ dos títulos de dívida italiana de todas as maturidades estão a subir, em média, 8,8 pontos base e as principais praças financeiras da Europa estão a registar perdas avultadas.
Recorde-se ainda que, ainda este ano, o Tesouro italiano precisa de emitir 90 mil milhões de euros, cerca de 41% do total estipulado para 2011, segundo estimativas do BNP Paribas. O primeiro grande teste de Itália irá ocorrer em em Setembro quando vencerão 46 mil milhões de euros.
MRA Alliance/DE