Irlanda corta 20% na despesa e sobe impostos

Mendigo na IrlandaO Governo da Irlanda anunciou o plano de austeridade 2011-2014, que envolve cortes de 15 mil milhões de euros. Os gastos com a Segurança Social vão sofrer um corte de 2,8 mil milhões de euros. As receitas com impostos vão aumentar em 1,9 mil milhões de euros.

As medidas, que constam no draconiano programa de austeridade da Irlanda até 2014, apresentando hoje pelo primeiro-ministro, Brian Cowen, em Dublin, visam reduzir o défice orçamental de 12% este ano (ou 34% se incluídas as ajudas à banca) para 3% do PIB até 2014.Os cortes para os próximos quatro anos, na ordem dos 15 mil milhões de euros, foram anunciados numa altura em que decorrem negociações entre o Governo irlandês e técnicos da União Europeia e do FMI para a concessão de ajudas no valor de 85 mil milhões de euros.

O pedido formal de resgate apresentado no domingo levou os parceiros da coligação governamental a retirar o seu apoio ao chefe de Governo. Perante este cenário, o primeiro-ministro anunciou que pretende dissolver o Parlamento após a votação do Orçamento do Estado, marcada para 7 de Dezembro, e convocar eleições gerais antecipadas para Janeiro de 2011.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply