Iraque: Ex-vice-primeiro-ministro de Saddam condenado à morte

Tarek AzizO Supremo Tribunal do Iraque condenou hoje à morte por enforcamento o antigo vice-primeiro-ministro de Saddam Hussein Tarek Aziz, pelo seu papel na eliminação dos partidos religiosos, noticiou a televisão estatal iraquiana. “O Supremo Tribunal iraquiano emitiu uma ordem de execução de Tarek Aziz pelo seu papel na eliminação dos partidos religiosos”, segundo a televisão Al-Irakiya. O porta-voz do tribunal, Mohammed Abdul Sahib, não precisou quando é que a sentença vai ser executada.

Aziz, de 74 anos, cristão, foi vice-primeiro-ministro de Saddam entre 1979 e 2003 e ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1983 e 1991. Neste processo era acusado de, durante o regime de Saddam (1979-2003), participar na campanha de perseguição a membros do Partido Dawa, ao qual pertence o atual primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki. Anteriormente, Aziz já tinha sido condenado a duas penas, de 15 anos e de sete anos de prisão.

Numa primeira reação a este anúncio, Ziad Aziz, filho de Tarek, considerou que esta condenação é “uma vingança” que prova “a credibilidade das informações do Wikileaks”.

MRA Alliance/DN

Leave a Reply