Irão diz-se nuclearmente auto-suficiente antes das negociações com “grupo dos seis”

Ali Akbar Salehi - Chefe do programa atómico iranianoO Irão anunciou que é auto-suficiente no processo de fabrico nuclear, um dia antes das conversações com as potências mundiais que temem mais uma República Islâmica com armas atómicas.

Num anúncio público, na televisão, o responsável pelo programa de energia atómica, Ali Akbar Salehi, disse que o Irão é agora capaz de produzir “yellow cake”, um dos componentes-chave para a produção de urânio enriquecido, o que é um “grande passo em frente” para o país, que estava dependente da importação deste concentrado. “Isto quer dizer que o Irão se tornou auto-suficiente no processo de produção nuclear”, anunciou Salehi.

Analistas ocidentais vêem em geral estas declarações iranianas com reservas, notando que por vezes a República Islâmica exagera nas suas capacidades nucleares para ganhar vantagem nas negociações com o Ocidente.

O anúncio de hoje ocorre antes do encontro de amanhã, em Genebra, com os seis países encarregados de negociar o dossier iraniano (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – EUA, França, Reino Unido, Rússia, China – e a Alemanha, conhecido como o “grupo dos seis”).

Leave a Reply