O Chevrolet Volt, que será lançado pela General Motors em 2010, é um automóvel híbrido que, em média, gastará um litro de combustível em cada 97 quilómetros, um desempenho que o gigante norte-americano considera quatro vezes superior ao Toyota Prius, o veículo mais vendido no segmento.
A GM já produziu cerca de 30 Volts e está a fabricar mais dez por semana, disse o presidente da fabricante, Fritz Henderson, durante a apresentação do veículo, em Warren, Detroit. Segundo ele, carregar o carro custará cerca de 0,40 dólares/dia.
O Volt é movido por um motor eléctrico e por uma bateria com autonomia para 65 quilómetros. Depois disso, um pequeno motor interno de combustão pode gerar electricidade para mais 480 quilómetros. Teoricamente, abaixo dos 65 quilómetros, o carro não precisa usar a gasolina do depósito.
A GM pretende liderar este segmento super competitivo a nível mundial para facilitar a sua recuperação económica após a falência judicial ocorrida no início do ano. O Volt deve chegar às concessionárias no fim de 2010 ao preço de 40 mil dólares (28 mil euros).
MRA Alliance/Agências