Inflação na zona euro sobe para 2,8% em Abril

O Gabinete de Estatística Europeu revelou hoje que a inflação no conjunto dos 17 países que usam o euro subiu para 2,8% em Abril, face aos 2,7% registados em Março, de acordo com a primeira estimativa do Eurostat.

 Trata-se do nível mais elevado dos últimos dois anos e meio e ficou acima do esperado pelos economistas, que previam que a inflação se mantivesse inalterada nos 2,7% em Abril.

Em Março, a inflação em Portugal atingiu os 3,9%, o quarto valor mais elevado entre os países do euro, segundo o Eurostat. Nos últimos seis meses, os preços do petróleo escalaram perto de 40%, o que pressionou a subida da inflação na zona euro para cima dos 2%, o limite em que o Banco Central Europeu (BCE) considera existir estabilidade de preços. No total, a inflação na zona euro já está acima dos 2% há cinco meses.

A aceleração dos preços levou mesmo a autoridade monetária da zona euro a subir os juros no início deste mês em 25 pontos base até aos 1,25%, pela primeira vez em quase três anos. Os juros estavam em 1%, o valor mais baixo de sempre, desde Maio de 2009.

Contudo, os economistas sondados pela Reuters não antecipam uma nova mexida nos juros da zona euro no próximo mês. A maioria dos peritos espera que só em Julho o BCE volte a subir o preço do dinheiro.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply