Indústria portuguesa teve a maior subida da Europa

A produção das indústrias portuguesas registou em Agosto uma subida de 5,2% face ao mês anterior, quase dez vezes mais do que a média europeia, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Eurostat, em Bruxelas. O organismo de estatística da União Europeia (UE) refere que a produção industrial em Portugal, como em todos os estados membros, continua em subrendimento comparativamente a Agosto de 2008. 

No caso português, as fábricas produziram 6,6% menos do que há um ano. Ainda assim, os dados do Eurostat confirmam um desanuviamento progressivo do clima recessivo.

Em termos homólogos, a queda da produção industrial passou do pico de 11,2% em Junho para 6,6% em Agosto. No mesmo mês, a queda homóloga na UE-27 foi de 13,5% e na Zona Euro o recuo elevou-se a 15,4%. Na evolução mensal, após o recuo de 0,4% em Junho, seguiu-se um crescimento residual de 0,8% em Julho e agora uma subida bem mais expressiva, de 5,2%, em Agosto. Este valor compara com uma média europeia (UE-27) de 0,6%, e uma média na Zona Euro de 0,9%.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply