Hegemonia do dólar ameaçada pelo factor 4R

O jornal russo Vedomosti informou ontem que “o dólar norte-americano já não é mais a divisa base das reservas monetárias da Rússia”. De acordo com o artigo, citado pelo Pravda, “em 1 de Janeiro de 2009, a quota de reservas do Banco Central da Rússia, contabilizadas em euros, aumentou para 47,5% e excedeu os investimentos em activos ‘dolarizados’, que atingiram 41,5%.”

O diário russo assenta a sua conclusão na análise que fez do relatório anual entregue pela autoridade monetária ao parlamento do país (Duma). Segundo o Pravda, a mudança na estrutura das reservas monetárias da Rússia não afectou a paridade oficial do rublo face ao dólar (USD 0,55) e ao euro (EUR 0,45).

A propósito das movimentações sino-brasileiras relativamente ao abandono da divisa americana no comércio bilateral, substituindo-a pelas duas moedas nacionais – yuan (renminbi) e real – Edward Hadas escreveu ontem no “Le Monde”: “A ideia de um mundo liberto do domínio do bilhete verde avança. Moscovo e Nova Déli poderão juntar-se ao movimento e permitir às divisas dos BRIC – Brasil, Rússia, China e Índia – formarem o bloco  “4 R” – Real, Rublo, Rupia, Renminbi. O fim do reinado do dólar será, talvez, lento, mas não menos inevitável”.

MRA Alliance/Agências/pvc

Leave a Reply