As autoridades suspeitaram de uma tentativa de tráfico de crianças e prenderam, no Haiti, dez cidadãos norte-americanos da Igreja Batista que se faziam acompanhar de 31 crianças, com idades entre os dois meses e os 12 anos, quando tentavam passar a fronteira, de autocarro, a caminho de República Dominicana.
Os cinco homens e as cinco mulheres detidas, pertencentes à organização de caridade “O Refúgio para uma nova vida das crianças”, disseram à polícia que pretendiam levar os miúdos para um hotel, numa estância balnear, e depois transformá-lo num orfanato. O plano passava por juntar uma centena de crianças, com idades entre os dois meses e os 12 anos.
O grupo, detido este sábado, garante não ter pago qualquer quantia pelas crianças, ao mesmo tempo que assegurou à polícia que as recolheu, depois dos próprios familiares as terem entregue a um pastor haitiano pertencente à igreja.
As autoridades argumentam, no entanto, que as crianças não tinham documentos e nem qualquer indicação do Ministério dos Assuntos Sociais.
MRA Alliance/TSF