Grécia sob pressão da UE para reestruturar dívida soberana

Um plano para reestruturar a dívida grega foi proposto aos Governos europeus pelo responsável pelo Fundo Europeu de Estabilização Financeira, de acordo com a revista alemã Der Spiegel, que acrescenta que a medida pode vir a ser adotada no Conselho Europeu. Segundo a revista alemã, citada pela agência de informação financeira Bloomberg, a proposta de Klaus Regling defende que a Grécia deve usar os 110 mil milhões de euros concedidos no âmbito do fundo de resgate da zona euro para recomprar parte dos títulos de dívida grega a preços de mercado, o que ajudaria ao saneamento das finanças públicas. As obrigações gregas estão atualmente a cerca de 70 por cento do seu valor nominal

A proposta de reestruturação de dívida grega terá sido bem acolhida esta semana na reunião dos ministros das Finanças da zona euro (ecofin), em Bruxelas. “A medida tem boas hipóteses de ser adotada como parte do pacote de estabilização da zona euro no Conselho Europeu de março”, assegura a publicação, sem citar fontes, no artigo da revista que estará amanhã nas bancas. 

Klaus Regling conduziu um processo similar para reestruturar o défice público das Filipinas quando trabalhava no Fundo Monetário Internacional, em meados dos anos 80.

MRA Alliance/DD

Leave a Reply