“Grandes líderes são sóbrios, discretos e não ganham grandes salários”, diz Belmiro

Belmiro de AzevedoBelmiro de Azevedo defendeu que um líder deve respeitar “muito mais” os valores do que as contas da empresa ou as cotações. O presidente da Sonae falava no encerramento da Conferência Fulbright Brainstorms 2010, integrada nas comemorações dos 50 anos da administração do Programa Fulbright em Portugal, que começou na quinta-feira em Lisboa.”O principal de um grande líder é formar líderes melhores do que ele próprio. Se não assume isso, está o caldo entornado. Não devemos morrer agarrados ao cadeirão, mas nem sempre é assim, até na política”, afirmou para uma parca plateia que assistia ao encerramento daquele encontro na Gulbenkian.

O empresário defendeu também que os grandes líderes têm uma dupla característica: “são muito sóbrios, muito discretos, e não ganham grandes salários”, disse, explicando basear-se em estudos norte-americanos sobre liderança.

“Para chegar á liderança é preciso poder, ou seja ter formação, e querer”, afirmou Belmiro de Azevedo, defendendo que os grandes líderes “devem saber arriscar numa mudança de paradigma, económico ou de educação” e que “educar para a liderança é também responsabilização pelo desperdício”.

O empresário defendeu mesmo a criação de uma disciplina no ensino secundário e universitário sobre ciências humanas, salientando que um grande líder “tem de respeitar muito mais os valores” do que as contas ou as cotações da empresa.

Temos de formar líderes que não sejam egocêntricos ou escravos das luzes e de si próprios”, acrescentou, salientando que estes líderes são necessários nas empresas e na política.

Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e coordenador científico da conferência, defendeu também a importância das ciências humanas na formação por darem capacidade de ver o mundo em todas as suas facetas. “O poder está nas ideias, não está no dinheiro ou no Ministério da Defesa”, concluiu Marçal Grilo no encerramento daquele encontro.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply