FMI prepara reunião de urgência sobre a Grécia

O FMI prepara-se para realizar uma reunião de urgência sobre a Grécia, na próxima quarta-feira, diz hoje a imprensa grega, reunião que Atenas não confirma mas que considera “lógica”, dado o impasse na atribuição dos fundos de resgate ao país.

De acordo com os jornais Elefthérotypia e Kathimérini, esta “reunião excepcional” do conselho de administração do Fundo Monetário Internacional (FMI), a 14 de Setembro, visa transmitir informação à direcção do fundo, por parte do enviado especial à Grécia, Poul Thomsen.

Segundo os jornais, a direcção do fundo deverá discutir alterações de última hora ao programa de resgate grego, porque Thomsen deverá chegar no dia 14 de Setembro a Atenas, para recomeçar a auditoria às contas públicas gregas, ao lado dos outros elementos da ‘troika’ — o Banco Central Europeu e a União Europeia.

Na cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro, em Bruxelas no dia 21 de Julho, os países da zona euro acordaram um segundo plano de ajuda à Grécia, no valor de 158,8 mil milhões de euros, cuja aplicação se tem complicado, após a missão da “troika” que avalia o programa de reforma e austeridade grego ter dito, na  semanapassada, que Atenas tem que fazer mais para reduzir o défice.

A ‘troika’ também duvida das revisões que Atenas fez no seu orçamento, indispensáveis para que a Grécia receba mais uma ‘tranche’ do resgate financeiro aprovado na primavera de 2010, que tem um valor total de 110 mil milhões de euros.

MRA Alliance/DN

Leave a Reply