Fidel Castro deixa o poder após 50 anos de ditadura

Fidel faz prova de vida com jornal do diaO veterano líder Fidel Castro anunciou hoje que não continuará como presidente de Cuba, despedindo-se do poder depois de quase meio século e colocando fim a uma era. Fidel, de 81 anos, num texto publicado pelo jornal oficial Granma, reconhece a incapacidade para recuperar de uma doença, nunca revelada, que o obrigou a transferir o poder, há um ano e meio, para o irmão Raúl. Com esta decisão, o líder cubano renuncia à reeleição, em 24 de Fevereiro, como chefe do Estado cubano.

“Aos meus estimados compatriotas, que me fizeram a imensa honra de me eleger em dias recentes como membro do Parlamento, lhes comunico que não aspirarei nem aceitarei – repito – não aspirarei nem aceitarei, o cargo de presidente do Conselho de Estado e comandante-chefe”, escreveu Fidel num texto publicado hoje pelo diário oficial do Partido Comunista cubano.

A sucessão de Fidel terá um sabor dinástico. O Parlamento cubano vai reunir-se no domingo para renovar o Conselho de Estado, que Fidel presidia até agora. Raúl Castro, um general de 76 anos, desde 1959, foi o braço direito do irmão mais velho, substituindo-o interinamente desde julho de 2006, é o candidato mais provável. Mais…

(pvc/agências)

Leave a Reply