EUA/Petróleo: Reservas caem e empurram barril para mais de 70 dólares

Os preços do petróleo voltaram a bater o recorde dos últimos sete meses após notícias sobre a redução das reservas de crude e de gasolina nos Estados Unidos.O Departamento de Energia confirmou hoje que os inventários de petróleo no país desceram em 4,38 milhões de barris na semana que terminou a 5 de Junho. As reservas de gasolina recuaram em 1,55 milhões de barris para 201,6 milhões, registando a sétima queda semanal consecutiva. Esta descida surpreendeu os peritos, que esperavam um aumento em 750 mil barris. 

O preço do ‘brent’, a referência para as importações portuguesas, fechou nos 70,55 dólares em Londres, depois de já ter sido negociado nos 71,20 dólares, o valor mais elevado desde 21 de Outubro do ano passado.

Na praça de Nova Iorque, o barril de crude a meio da tarde estava nos 71,20 dólares, depois de também já ter chegado aos 71,79 dólares, o preço mais elevado desde 21 de Outubro de 2008.

Os analistas estão divididos sobre o verdadeiro significado macro económico destas flutuações de preços e de stocks. Uns referem que podem reflectir alguma sazonalidade. Outros acreditam que o crescimento do consumo pode indiciar o fim da recessão no final do ano.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply