Os Estados Unidos vão cancelar o projecto de construção de um escudo antimíssil na Europa Central noticiou hoje o Wall Street Journal. A notícia foi confirmada pelo primeiro-ministro checo. O governo polaco também reconheceu ter sido informado da decisão norte-americana. Provavelmente ainda hoje, o presidente Barack Obama deverá fazer o anúncio oficial.
O jornal diz que os peritos norte-americanos concluíram que “o programa de mísseis de longo alcance do Irão não progrediu tão rapidamente como o previsto”.
No ano passado, Varsóvia e Washington chegaram a acordo sobre a instalação de dez interceptores de mísseis balísticos de longo alcance em território polaco, até 2013. Na República Checa, seria colocado um radar de detecção.
Em Agosto, a imprensa avançava com a hipótese de os norte-americanos deslocarem o sistema de defesa para a Turquia ou os Balcãs, para melhor se defenderem da ameaça iraniana.
Fontes da administração Obama negaram que as alterações tivessem como objectivo apaziguar a relação com a Rússia, que sempre considerou o escudo uma “ameaça concreta” à segurança russa.
MRA Alliance/Agências