EUA: Obama perde maioria no senado

Scott BrownBarack Obama perdeu a supermaioria de 60 membros no Senado dos EUA devido à vitória do republicano Scott Brown sobre a democrata Martha Coakley na eleição especial para o lugar de senador pelo Massachusetts ocupado pelo falecido Ted Kannedy nas últimas décadas. A eleição de um 41.º senador republicano vai permitir à oposição bloquear projectos importantes da Casa Branca, como a reforma do sistema de saúde.

Scott Brown, que era senador estadual antes de aproveitar a perda de popularidade de Obama e do Partido Democrata, obteve 52 por cento dos votos, derrotando Martha Coakley (com 47 por cento). Esta vitória terá efeitos imediatos na aprovação de legislação no Senado e reforça a convicção de que pode ocorrer uma retoma do Partido Republicano nas eleições para o Senado e o Congresso que serão realizadas em 2010. Várias figuras importantes dos democratas enfrentam sondagens muito desfavoráveis e temem que, no pior cenário, Obama possa coabitar com maiorias da oposição.

Nenhum republicano conseguia ser eleito senador pelo Massachusetts desde 1972 e Barack Obama conseguiu 62 por cento dos votos nas presidenciais de 2008 nesse estado, contra apenas 36 por cento do republicano John McCain.

Leave a Reply