EUA: Índices bolsistas com fortes quedas na semana aumentam sinais de recessão

cubo bolsista aponta para O mercado bolsista norte-americano encerrou a semana com mais perdas, pressionado pelas preocupações sobre uma recessão e por receios acrescidos face ao impacto negativo dos derivativos de crédito, no mercado dos produtos estruturados. Na semana, o índice Dow Jones acumulou uma perda de 4,40%, o Nasdaq caiu 4,50% e o S&P-500 recuou 4,60%. Hoje, os índices Dow Jones e S&P-500 caíram respectivamente 0,53% e 0,42% enquanto o NYSE Composite recuou 0,41%. O índice tecnológico Nasdaq subiu 0,52%.

O sentimento na bolsa Nasdaq, que havia escorregado para um mercado bear -tendência de baixa – no início da semana, melhorou hoje depois da aprovação pela administração da Amazon.com, de um plano de recompra de acções até USD mil milhões( um bilhão). O papel da empresa de comércio electrónico valorizou-se 3,7% na sessão.

O sector financeiro voltou a sofrer outros rudes golpes, pressionado pelo aperto nos padrões de concessão de crédito e crescentes temores relacionados com o mercado hipotecário de primeira linha – prime/baixo risco – e os imóveis comerciais.

As acções da seguradora XL Capital caíram 1% e as da sua participada Security Capital Assurance perderam 23%, apenas um dia depois de a seguradora ter visto rebaixada a notação de risco de crédito (rating) “AAA”(baixo risco) da Moody’s Investor Service para “AA” (risco médio). O rating “AAA” é considerado crucial para as seguradoras que emitem apólices para os riscos das dívidas de maior risco nos balanços dos bancos.

Por outro lado, os receios de contaminação da crise de crédito atingiram as acções de bancos e operadoras de cartão de crédito: A American Express caiu 3,2%, o Citigroup recuou 2,5% e o JPMorgan pedeu 2,9%. Fonte: WSJ

Leave a Reply