EUA: Geithener quer “novas regras do jogo” para sector financeiro

Timothy GeithnerO secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, apresentou hoje ao Congresso as novas “regras do jogo” para o sector financeiro, que incluem o controlo mais rigoroso sobre hedge funds e o alargamento da regulação federal às operações com produtos financeiros derivados e estruturados.

Com as novas propostas, as instituições financeiras serão obrigadas a constituir maiores reservas de capital para cobrir prejuízos e a apertar as normas de gestão do risco.

Geithner defendeu a criação de uma única autoridade reguladora para fiscalizar as grandes empresas não bancárias do sector financeiro, como hedge funds e private equity, bem como os instrumentos derivativos de risco. 

“Os grandes conglomerados e os mercados devem estar sujeitos a um quadro regulatório mais conservador e consistente”, defendeu Geithner, no discurso que leu perante a Comissão de Serviços Financeiros do Congresso. 

O secretário do Tesouro defendeu novas regras para as compensações financeiras de executivos do sector e reconheceu que o sistema falhou em áreas fundamentais.

“O sistema provou ser muito instável e frágil, sujeito a rápidas crises cíclicas e a bolhas periódicas, nos mercados imobiliários e de crédito, seguidas por implosões e contracções”, disse.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply