Espanha vai participar na cimeira financeira do G20

O Presidente em exercício da União Europeia (UE), Nicolas Sarkozy, confirmou ontem, em nota enviada aos 27 Estados-membros, a presença de Espanha na Cimeira do G20, prevista para 15 de Novembro, em Washington.

Os líderes europeus apoiaram as sugestões da Presidência francesa da UE sobre as grandes prioridades dos 27 para a reforma do sistema financeiro internacional que será discutido na Cimeira do G20 de Washington a 15 de Novembro.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já tinha manifestado o seu apoio e das instituições europeias à participação de Espanha na cimeira do G-20, justificando que a exclusão de Madrid “não é nada contra Espanha” mas o resultado de o formato [G20] ter sido herdado da última grande crise financeira – a asiática. “Espanha é a oitava economia do Mundo e tem aqui uma experiência de grande interesse para a reforma do sistema financeiro global”, defendeu Durão Barroso.

Fazem parte do G-20 os sete países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha), as economias emergentes (Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia) e a União Europeia.

MRA Dep. Data Mining

Leave a Reply