Espanha quer que notas de 500 euros sejam retiradas de circulação para combater lavagem de dinheiro

O Governo espanhol está a estudar a possibilidade de propor ao BCE a retirada de circulação de todas as notas de 500 euros, pelo menos temporariamente, como forma de combate ao branqueamento de capitais, informa o jornal electrónico espanhol El Confidencial Digital.

A publicação refere um relatório do Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol, segundo o qual 90% de todas as notas de 500 euros emitidas pelo BCE “já passaram por território espanhol”. As autoridades estimam que mais de um quarto de todas as notas desta denominação estejam fisicamente em Espanha.

Os espanhóis apelidam-nas de notas ‘binladen’ já que a esmagadora maioria da população raramente lhes põe a vista em cima pois são quase exclusivamente usadas em operações ilegais de branqueamento de capitais.

A justificação é simples. Segundo o Confidencial Digital “mil notas de mil pesetas equivaliam aproximadamente a un quilo de peso e o seu valor era de um milhão de pesetas. Por isso, “um quilo” também era sinónimo de um milhão. Agora mil notas de 5oo euros (um quilo) equivalem quase a 100 milhões de pesetas”.

MRA Alliance

Leave a Reply