Economia nacional encolheu 0,3% no último trimestre

A estimativa rápida do INE aponta para uma contracção em cadeia do PIB português de 0,3% nos últimos três meses do ano passado. O número saiu em linha com as projecções dos economistas contactados pelo Diário Económico.

O relatório preliminar do Instituto Nacional de Estatístico aponta assim para uma diminuição em 0,3% da riqueza produzida em Portugal entre Outubro e Dezembro de 2010, em comparação com os três meses anteriores. Face a igual período de 2009, o INE prevê uma variação positiva de 1,2%.

“O contributo das Exportações para a variação homóloga do PIB manteve-se elevado no quarto trimestre, embora um pouco inferior ao observado no trimestre anterior. As Despesas de Consumo Final das Famílias Residentes desaceleraram, apesar do crescimento expressivo da componente de veículos automóveis, enquanto o Investimento registou uma diminuição homóloga menos intensa, comparativamente com o verificado no terceiro trimestre”, lê-se no documento.

No conjunto do ano, o organismo de estatísticas aponta para um crescimento do PIB de 1,4%, o que compara com a estimativa de 1,3% do Governo de José Sócrates e de Teixeira dos Santos.

MRA Alliance

Leave a Reply