Dívida: Portugal leiloou 750 milhões para manter juros abaixo de 5%

O Tesouro português colocou hoje 750 milhões de euros em dívida de curto prazo. A emissão foi feita pelo valor mínimo, o que permitiu manter as taxas de juro abaixo dos cinco por cento.

No leilão  de 450 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro (BT) a três meses, a taxa de juro foi de 4,982 por cento, contra os 4,926 por cento registados no leilão de 6 de Julho. Na emissão de  300 milhões em BT a seis meses, a taxa de juro foi de 4,960 por cento, contra 4,954 por cento na última emissão comparável.

“Portugal colocou o valor mínimo para que a emissão não ultrapasse a fasquia dos cinco por cento”, disse ao Público Filipe Silva, gestor do mercado da dívida do Banco Carregosa.  Para este especialista, as taxas de juro cobradas são positivas, visto que são bem mais baixas do que o mercado secundário está a exigir para comprar dívida a três e a seis meses – 5,25 por cento e quase 7 por cento, respectivamente.

Segundo Filipe Silva, para que a pressão dos mercados acalme não basta que Portugal consiga executar as medidas da troika e as do Governo. “A Europa precisa de tomar decisões concretas sobre como se vai resolver a crise da dívida”, concluiu.

MRA Alliance

Leave a Reply