Coreia do Norte renova liderança em Setembro

Kim Jong-il - Líder da Coreia do NorteA saúde de Kim Jong-il, de 68 anos, levanta cada vez mais dúvidas, e o Partido dos Trabalhadores da Coreia (KCNA) fez aumentar as especulações ao anunciar algo de extrema raridade – haverá uma reunião do orgão máximo, em Setembro, para renovar a liderança política do partido e do país.

Esta será a terceira vez que o gabinete político do KCNA se reúne desde a fundação da Coreia do Norte, em 1948. E a primeira desde a década de 1960.

Através desta reunião, a Coreia do Norte deverá conceder a Kim Jong-un o estatuto oficial de delfim”, explicou à AFP Kim Yeon-chul, professor na universidade Inje, na Coreia do Sul. Aos 27 anos, o mais novo dos três filhos de Kim Jong-il foi apontado como o sucessor do Querido Líder. Este sucedeu por sua vez ao pai, Kim Il-sung, em 1994.

“Cabe-nos a tarefa revolucionária e sagrada de fazer evoluir o Partido dos Trabalhadores em glorioso partido eterno de Kim Il-sung e de aumentar o seu papel e a sua função ao trabalhar para devolver a glória ao país enquanto nação socialista próspera e poderosa”, diz o anúncio oficial da reunião de Setembro.

Esta ter-se-á tornado necessária devido às mudanças na liderança do país que se adivinham após o ataque de coração que debilitou a saúde de Kim Jong-il, em 2008.

Leave a Reply