Comércio mundial deverá registar a pior contracção desde a II Guerra, diz OMC

O comércio mundial deverá registar em 2009 a pior contracção desde 1945 e recuar 9%em volume devido aos efeitos da recessão mundial, segundo as previsões da Organização Mundial do Comércio publicadas ontem.”A queda da procura mundial provocou a mais grave recessão económica registada em décadas levará a uma redução das exportações de 9% em volume em 2009″, afirmam os economistas da Organização Mundial do Comércio (OMC) referindo que a quebra “não tem precedentes depois da II Guerra Mundial”.

A contracção “será particularmente vincada nos países desenvolvidos que registarão este ano um recuo de 10% nas suas exportações”, prevêem os analistas da organização. Nos países em desenvolvimento, cujo crescimento depende mais do comércio, as exportações não subirão mais de 2%-3%, em 2009.

Para 2008, segundo estimativas preliminares, os economistas da OMC apontam para uma taxa de crescimento do comércio mundial a rondar os 2%, contra um aumento de 5,5%, em 2007.

Em Março de 2008, a taxa de crescimento do comércio mundial atingiu os 4,5%.

A queda acentuada no crescimento do comércio mundial a partir de Março de 2008 explica-se, segundo os economistas da OMC, pela queda inesperada e muito acentuada da produção mundial durante o quarto trimestre de 2008.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply