Comércio mundial ainda vai cair 10% este ano apesar de sinais de recuperação, diz OMC

O volume de trocas comerciais mundiais vai diminuir 10% ainda este ano, apesar da recuperação da Ásia no comércio global, de acordo com a previsão da Organização Mundial do Comércio (OMC).Durante uma conferência em Singapura sobre o comércio na Ásia, o Director Geral, Pascal Lamy, sublinhou que os números mostram que «os países asiáticos podem estar a liderar uma recuperação do comércio global». As exportações dos países em desenvolvimento no comércio mundial cresceram 38%, em 2008, um aumento recorde, segundo a OMC.

Apesar da perspectiva ligeiramente optimista quanto a este continente, Pascal Lamy alertou que «ainda é cedo para perceber se as medidas para impulsionar o financiamento do comércio estão a funcionar». Os dados da OMC mostram que em 2008, o comércio cresceu 2% em termos de volume, um decréscimo de 4% em relação ao ano anterior, que registou uma subida de 6%.

No ano passado, a Alemanha liderou as exportações, atingindo 1,47 mil milhões de dólares, enquanto a China ficou ligeiramente atrás, com um valor de 1,43 mil milhões de dólares. Quanto às importações, 13, 2% pertenceram aos EUA, com gastos de 2,17 mil milhões de dólares , seguido da Alemanha, cujas importações atingiram 1,21 mil milhões de dólares.

No total, as importações aumentaram 15 %, superando as exportações.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply