
A francesa Christine Lagarde já praticamente assegurou a nomeação como directora geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse à agência France Press o membro indiano do conselho de administração do organismo, Arvind Virmani. “Não vejo nenhuma possibilidade de o resultado ser diferente do que foi nas últimas décadas, tendo em conta o procedimento que vi e a forma como foi feito”, disse Virmani, um dos 24 membros do conselho de administração do FMI que deverão seleccionar no final do mês o sucessor do francês Dominique Strauss-Kahn. A ministra francesa da Economia e o mexicano Agustin Carstens são os únicos candidatos ao cargo.
Arvind Virmani, no FMI desde finais de 2009, salientou não ter experiência na nomeação de um novo diretor geral e considerou que o processo “não é transparente”. Em Maio, o FMI garantiu que iria seleccionar um novo líder de “forma aberta, transparente e baseada no mérito”. “O fundamental são as quotas-partes (dos diferentes Estados membros) e é isso que determinará o resultado”, disse o administrador indiano.
Lagarde tem o apoio da União Europeia, com uma preponderante influência no conselho de administração do organismo.
This entry was posted on quinta-feira, junho 16th, 2011 at 11:40 am and is filed under Eleições, FMI. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
You can leave a response, or trackback from your own site.