Chávez assina seis acordos com empresas portuguesas

Hugo Chávez com José SocratesO Presidente da Venezuela, que esteve hoje no norte do país, assinou seis contratos com empresas portuguesas. Um para a compra de 1,5 milhões de computadores Magalhães nos próximos três anos, outro com os Estaleiros de Viana do Castelo para a construção de dois barcos asfalteiros, no valor de 130 milhões de euros e um terceiro com o BES para o financiamento destas embarcações.

Além disso, o Governo da Venezuela assinou outros dois contratos com a Galp para a cooperação energética e para a constituição de uma empresa mista de transporte e liquidificação de gás natural. Foi igualmente assinado um memorando de entendimento com o Grupo Lena, para a construção de 12.512 habitações sociais. Este último contrato já tinha sido assinado quando Sócrates esteve na Venezuela.

Numa conferência de imprensa com Chávez, Sócrates salientou o impulso das exportações nacionais para a Venezuela nos últimos três anos, que passaram de 17 milhões de euros em 2007 para 120 milhões em 2009, acrescentando que entre Janeiro e Agosto as vendas de Portugal para a Venezuela ascendiam a 100 milhões.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply