Especialistas do “Governo Sombra” dos Estados Unidos, o poderoso Council on Foreign Relations (CFR), esboçaram ontem a imagem de uma pré-derrota americana e da NATO na guerra do Afeganistão e aconselharam Barack Obama a reduzir fortemente o envolvimento militar no país asiático, face ao fiasco verificado no terreno.
Actualmente os Estados Unidos têm cerca de 100 mil homens estacionados no Afeganistão. O estudo defende que, a partir de meados do próximo ano, a força expedicionária americana seja reduzida para 10/20 mil homens.
Um painel do CFR, liderado por Richard Armitage e Samuel Berger, destacados conselheiros dos presidentes George W. Bush e Bill Clinton, num estudo ontem publicado em Washington informou que “caso se registem progressos, a partir de Julho de 2011, os EUA deverão reduzir as suas forças em sintonia com as condições no terreno. (…) Porém, se os esforços americanos não atingirem os resultados desejados, deverá optar-se por reduzir as forças no terreno de forma substancial sob a forma de uma missão militar adequada a um conflito anti-guerrilha”.
O estudo do CFR evendencia as crescentes dificuldades da Administração Obama em financiar o multi-bilionário esforço de guerra e o interesse em salvaguardar as tensas relações com o vizinho Paquistão.
MRA Alliance