Cavaco Silva felicita novo Presidente de Cabo Verde

O Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva, felicitou hoje Jorge Carlos Fonseca pela eleição como Presidente da República destacou a “forma exemplar” como decorreu todo o processo eleitoral.

“Senhor Presidente e meu caro amigo, por ocasião da eleição de Vossa Excelência como Presidente da República de Cabo Verde, quero apresentar-lhe, em nome do povo português e no meu próprio, as mais calorosas felicitações e votos de sucesso no exercício das altas funções que foi chamado a desempenhar pelo povo cabo-verdiano”, lê-se na mensagem de felicitações enviada por Cavaco Silva a Jorge Carlos Fonseca, divulgada no sítio da Presidência da República.

O chefe de Estado português destaca ainda “a forma exemplar como decorreu todo o processo eleitoral é testemunho eloquente do espírito cívico e da maturidade democrática do povo cabo-verdiano”, considerando que os eleitores expressaram “de forma inequívoca” a sua confiança em Jorge Carlos Fonseca para exercer a mais alta magistratura de Cabo Verde.

Jorge Carlos Fonseca foi eleito ontem, 21 de Agosto, como quarto presidente da República com mais 35 mil votos do que na primeira volta, tornando-se o primeiro cabo-verdiano a quebrar o ciclo: um presidente, uma maioria, um governo.

O sociólogo Nadir Sousa reconheceu nos resultados o peso determinante da sociedade cabo-verdiana em não ir atrás do que decide o partido no poder, o PAICV. Mas o partido ganha, explicou, realçando que a situação é propícia para se repensar a liderança, até porque fez um trabalho “excelente” nos últimos 10 anos.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply