A Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde foi oficialmente declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A notícia, divulgada hoje na cidade espanhola de Sevilha, onde decorre o Fórum Mundial, foi recebida efusivamente pela população cabo-verdiana.
Presente no Fórum, em Sevilha, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, antiga Cidade Velha, Manuel de Pina, deu a notícia de imediato e a população saiu às ruas da primeira cidade portuguesa construída nos trópicos para festejar a distinção, com batucada e muita música.
A candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade mobilizou toda a sociedade de Cabo Verde. O Presidente da República, Pedro Pires, apostou pessoalmente na diplomacia internacional, mobilizando a cooperação de Espanha e Portugal. Pedro Pires classificou a decisão da UNESCO como «a valorização da história cabo-verdiana e das origens do povo cabo-verdiano.»
O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, manifestou-se orgulhoso pelo trabalho levado a cabo pela equipa do Ministério da Cultura e elogiou os apoios recebidos da comunidade internacional.
O ministro da Cultura de Cabo Verde, Manuel Veiga, disse que esta distinção significa o reconhecimento da grandeza da «criolidade» cabo-verdiana, da sua singularidade, da antropologia e da diferença cabo-verdiana.
MRA Alliance/Agências