Brasil preocupado com bases militares americanas na Colômbia

Lula da Silva com Álvaro UribeO presidente do Brasil, Lula da Silva, “expressou preocupação” sobre o acordo militar americano-colombiano, actualmente em fase de negociação, durante o encontro que manteve na quinta-feira com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.  

O ministro dos negócios estrangeiros brasileiro Celso Amorim disse que a conversa de duas horas entre os dois estadistas “transcorreu em clima de diálogo”. Uribe não comentou a conversa mas “agradeceu ao presidente Lula pelo amplo diálogo”.

“Nossas preocupações foram expressas e o presidente Uribe deu as explicações que achou que deveria dar sobre os objectivos do acordo”, disse Amorim.

A visita de Uribe ao Brasil faz parte de um giro pela América do Sul, que incluiu sete países. A iniciativa partiu do governo colombiano, depois de ter sido criticado por governos da região pela “falta de transparência” com relação ao acordo com os Estados Unidos.

De acordo com Amorim, o presidente Lula teria ainda reiterado a importância do Conselho de Defesa da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas), que tem como objectivo, entre outros, discutir questões técnicas e “permitir um clima de confiança”, disse o chefe da diplomacia brasileira. “Claro que não somos ingénuos. Muitas vezes isso não é uma coisa fácil, mas o objectivo é caminharmos nessa direcção”, disse Amorim.

Segundo Amorim, Lula mencionou durante o encontro a “importância de os países da América do Sul assumirem também o combate ao narcotráfico”. “É algo que nós temos que combater, sem ingerências externas”, disse o ministro, referindo-se à participação dos Estados Unidos nos projectos militares da Colômbia.

MRA Alliance/Agências 

Leave a Reply