Brasil: Comissão do Senado aprova adesão da Venezuela ao Mercosul

Com amplo apoio da base governista, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou ontem o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, por 12 votos a favor contra cinco. A oposição manifestou-se a favor da entrada do país no bloco, mas com ressalvas à actuação do presidente venezuelano Hugo Chávez.

A votação coincidiu com visita do presidente Lula da Silva à capital venezuelana. Os governistas derrotaram o parecer apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), contrário à adesão.

As principais objecções da oposição, com as quais até concordam alguns senadores governistas, estão referidas no incumprimento de cláusulas democráticas do acordo pelo presidente venezuelano Hugo Chaves. O governo de Brasília, porém, defendeu sempre a aprovação destacando as vantagens económicas. Ontem, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, voltou a defender que a adesão da Venezuela seja sempre analisada do ponto de vista económico.

Em plenário, a votação deve seguir o resultado da Comissão de Relações Exteriores, segundo a análise feita ontem por parlamentares do governo e da oposição. A votação está prevista para terça-feira.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply