Bolsa saudita cai 5,5 % um dia após o corte no rating dos EUA

O principal índice da bolsa da Arábia Saudita, a primeira praça financeira a reagir à redução da notação da dívida soberana dos Estados Unidos, perdeu ontem 5,46% no fecho do mercado. A bolsa saudita, a mais importante do mundo árabe, funciona aos sábados. 

Segundo a agência France Presse, a forte baixa no índice TASI deve-se ao nervosismo dos investidores face à decisão tomada na passada sexta-feira pela agência de notação financeira Standard & Poor’s, de reduzir o “rating” dos Estados Unidos de AAA (nota máxima) para AA+.

Pela primeira vez na história, a notação da dívida soberana dos EUA foi reduzida por uma  das três agências de “rating” globais, sinalizando que é mais arriscado investir em títulos de dívida daquele país.

Entre os países árabes exportadores de petróleo, a Arábia Saudita é o maior credor dos EUA. No seu conjunto, os países da OPEP, em Maio passado, tinham investidos quase 230 mil milhões de dólares naqueles instrumentos financeiros, segundo dados do Departamento do Tesouro.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply