BCP começou processo de desalavancagem

Santos Ferreira, CEO do BCPO Millennium BCP está a dar início à desalavancagem do seu balanço, reduzindo o rácio de créditos sobre depósitos, afirmou há momentos o presidente-executivo do banco, Carlos Santos Ferreira, na assembleia-geral de accionistas.

“A desalavancagem está na boca de toda a gente. Em princípio isso pode fazer-se com a venda de carteiras de crédito a desconto – com menos valias – ou subindo os depósitos, ou reduzindo o crédito. Muito provavelmente a desalavancagem vai fazer-se com a venda de carteira e redução do crédito”, explicou o CEO do Millennium BCP, na reunião que está a decorrer no Palácio da Alfândega do Porto.

“Todos aprendemos com a crise financeira e que a confiança é o factor mais valorizado pelos clientes. Os clientes dão um novo valor à capacidade de conceder crédito (…). A nossa aposta estratégica passa pela redução do rácio de transformação, pela venda de activos que a longo prazo tenha retorno inferior ao custo, pela associação com parceiros especializados”, afirmou ainda.

Com um rácio de créditos sobre depósitos de 149% o BCP propõe-se a atingir os 120% em 2013.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply