BCE pode voltar a subir juros em breve

Ewald Nowotny, BCEEwald Nowotny, membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, voltou a sinalizar que a instituição deverá mexer novamente no preço do dinheiro até ao final do ano.

Apesar de Jean-Claude Trichet ter afirmado, na conferência de imprensa que sucedeu à última reunião de política monetária, que a subida em 0,25% da taxa refi não precedia uma série de aumentos, a verdade é que a não é a primeira vez que um membro do Conselho de Governadores do BCE sinaliza que a instituição deverá mexer no preço do dinheiro novamente.

Os mercados antecipam uma subida do juro em 0,5% até ao final do ano, depois de o BCE ter mantido, durante quase dois anos, a taxa refi no mínimo histórico de 1%.

“As expectativas têm fundamento” disse ontem Nowotny, em Washington, citado pela Bloomberg, quando questionado sobre se o BCE poderia subir os juros em mais 0,5% até ao final do ano.

“Não quero comentar um valor exacto, mas a tendência é perfeitamente perceptível. A altura em que vai acontecer, no entanto, vai depender da situação económica”, referiu. Um comentário que faz os especialistas acreditar que um novo aumento pode acontecer já durante o próximo mês.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply