O preço do petróleo Brent, de referência para Portugal, atingiu esta segunda-feira os 100 dólares, marca que não se verificava desde Outubro de 2008. A pressionar os preços está a situação no Egipto. A meio da tarde, o barril de Brent para entrega em Março cotava exactamente nos 100 dólares, uma subida de 0,58% face a sexta-feira.
No início de Dezembro, alertámos para a possibilidade de este ano o petróleo poder chegar aos 150 dólares o barril e complicar as contas orçamentais dos países da UE e agudizar a crise ds dívidas soberanas.
Na base da subida de hoje estão os receios persistentes de que a situação política no Egipto possa perturbar o tráfego habitual do canal do Suez, ponto nevrálgico entre o Médio Oriente e a Europa.
Esta evolução no mercado ocorre apesar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo garantir que manterá a oferta em caso de penúria, por fecho do canal, e fontes no mercado de seguros marítimos citados pela agência Reuters frisarem que não há ameaças directas aos navios que passam pelo canal do Suez.
MRA Alliance/Agências