Banqueiros de Wall Street são “gatos gordos”, diz Obama

Obama está em guerra aberta com os financeiros de Wall Street que “não percebem porque é que as pessoas estão chateadas com o sector”. No programa “60 minutos” transmitido ontem pela CBS, Obama qualificou os banqueiros de “gatos gordos [corporate fat cats]que não entendem o que se está a passar”.

“Não concorri à presidência dos Estados Unidos para ajudar um conjunto de gatos gordos instalado em Wall Street”, afirmou Obama. As críticas do presidente continuaram: “Os banqueiros ainda não perceberam porque é que as pessoas estão chateadas com o sector. Bem, é fácil de perceber. Os bancos estão a dar prémios de 10 e 20 milhões de dólares depois da América ter enfrentado a pior crise económica em décadas cuja causa esteve no próprio sector”.

As relações entre a Casa Branca e o sector financeiro têm sido difíceis desde o início da crise e parecem ter azedado nos últimos meses, com os bancos a fazerem ‘lobby’ para tentar impedir a aplicação de legislação que endureça a regulação e as remunerações.

MRA Alliance/Diário Económico

Leave a Reply