O Banco de Portugal, no seu Relatório de Estabilidade Financeira, defende que “a adopção de estratégias de captação de recursos de clientes afigura-se essencial para mitigar o risco de liquidez subjacente ao sistema bancário português”.
Assim, o banco central sugere à banca nacional que promova a captação de poupança junto de particulares e empresas, para fazer face à crise de liquidez.
No relatório, a entidade liderada por Carlos Costa, destaca que a “insustentabilidade do recurso permanente e em larga escala a financiamento junto do Eurosistem [ou seja, ao Banco Central Europeu] exigirá uma redefinição da estratégia dos bancos portugueses, em particular num quadro em que persistam fortes restrições no acesso ao financiamento nos mercados de dívida por grosso”.
É destacada a necessidade da economia portuguesa, no seu todo, proceder a um processo de desalavancagem, ou seja, de ajustar as necessidades de investimento à sua capacidade de poupança, de forma transversal aos diversos sectores de actividade. Este processo “implicará alterações na dimensão e composição do balanço do sistema bancário português”, face às condições mais gravosas de financiamento.
MRA Alliance/DN