Autoeuropa responde à austeridade com aumentos de 3,9% nos salários

A administração e os trabalhadores da Autoeuropa chegaram a um princípio de entendimento. O pré-acordo prevê aumentos de 3,9 por cento, mais prémios e benefícios, e, se for aprovado, perdurará até setembro de 2012.

Em decalarações à Lusa, António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores, revela que “foi um acordo complicado pela duração das negociações.”

“Começámos em agosto com reuniões constantes que duravam três horas cada”, desabafou o coordenador. A longevidade do processo, impede agora António Chora de fazer “vatícinios antes do jogo” em relação ao acordo definitivo. A opinião dos funcionários vai ser ouvida a 2 de novembro e a votação deste pré-acordo a 4 do mesmo mês.

As restantes condições do pré-acordo incluem um aumento de 5% no subsídio de transporte, um prémio de 500 euros e condições especiais na compra de veículos ligados à marca, a possibilidade de usufruir de 25 dias de férias – se não forem ultrapassadas 10 faltas – além do aumento salarial, e pedra-base do pré-acordo, de 3,9%.

A Volkswagen Autoeuropa compromete-se também a converter contratos temporários em definitivos e a não fazer nenhum despedimento coletivo até 30 de dezembro de 2012.

MRA Alliance/DE

Leave a Reply