“Ali, o Químico” enforcado no Iraque

Ali Hassan al-Majid, o primo de Saddam Hussein conhecido por “Ali, o Químico”, que já tinha sido condenado quatro vezes à pena de morte, foi enforcado, esta segunda-feira, indicou o porta-voz do governo iraquiano, em comunicado. A nota precisa que que Ali Hassan foi enforcado «de acordo com a lei e a Constituição, pelos «assassínios e crimes contra a humanidade que cometeu» sem que tenham ocorrido «quaisquer problemas, gritos de alegria ou palavras ofensivas». 

Este antigo homem-forte do regime de Saddam Hussein tinha sido novamente condenado à morte há cerca de uma semana por responsabilidade no massacre de cinco mil curdos em 1988.

Para além de ter admitido que ordenou aquele massacre na aldeia curda de Halabja, o ex-governante iraquiano também supervisionou a ocupação do Koweit, tendo mesmo governado a chamada «19ª província» iraquiana, entre Agosto e Novembro de 1990. 

Antes, “Ali, o Químico” fora secretário-geral do partido Bass, coordenou o exército, dirigiu a segurança geral do país e as informações militares. Após a invasão do Koweit assumiu a pasta da Administração Interna.

MRA Alliance/Agências

Leave a Reply